Richard Avedon, nasceu em 1923, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Na sua infância Avedon se mantém em permanente contato com a moda e com a fotografia, uma vez que seu pai era proprietário de uma revista feminina e sua mãe colecionava revistas de moda, para ser um passatempo familiar.
Em 1942 cumpre serviço militar no departamento de fotografia da marinha mercante e em 1945 apresenta portfólio àquele que viria ser seu mentor, A. Brodovitch, diretor artístico da Haper's Bazaar. A partir deste seu ato Avedon passa a colaborar com esta publicação durante 20 anos.
No ano de 1946 abre seu próprio estúdio quatro anos depois torna-se independente trabalhando para as revistas Life, Look, Graphis e Vogue (1966) qual trabalhou enquanto viveu.
A fotografia de Avedon no que diz respeito a moda é simples e introduz um elemento novo, a personalidade do modelo. Seus modelos variam entre mulheres e homens belas (os) e elegantes que movem-se em ambientes que podem partir desde a simplicidade do estúdio fotográfico até exteriores quotidianos. como cafés, circos, ruas movimentadas entre outros.
Foi o primeiro fotógrafo a combinar a tradição estática do estúdio e o movimento. Esta atitude de Avedon é comum também nos seus retratos, a sua segunda atividade, desvia o sujeito do seu ambiente natural e fotográfico com uma perfeição cirúrgica com a sua câmera de formato 20x25 cm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário