terça-feira, 1 de abril de 2014

Dorothea Lange In Foco

Dorothea Margaretta Nutzhorn, filha de imigrantes alemães, nasceu em 26 de Maio de 1895, na cidade de Hoboken, New Jersey, nos EUA. Foi vítima de paralisia infantil, o que a deixou com uma deficiência numa perna para o resto da vida. Mais de uma vez, Lange afirmou que isto a deixou mais sensível em relação ao sofrimento alheio, aspecto fundamental no seu trabalho, que caracterizava-se pela retratação dos pobres e camponeses norte-americanos revelando o sofrimento durante a crise nos Estados Unidos na década de 30. O trabalho infantil e a exploração da mão de obra são outros temas que podem ser vistos em suas fotografias.
Dorothea Lange ilustra a luta pessoal e profissional e as realizações de uma mulher que esteve à frente do seu tempo. Foi uma das mais importantes profissionais da fotografia norte-americana. Ela ficou conhecida pelas imagens da grande depressão e da situação dos imigrantes nos Estados Unidos. A partir destes trabalhos ela influenciou profundamente o desenvolvimento da fotografia documental



















Um comentário:

  1. todas as fotos realmente trazem uma diversidade do que é possível reproduzir, seja de pessoas, ou mesmo de objetos, e como branco e preto, por vezes, tornam as imagens mais impressionantes, pois destacam as curvas, desenhos, detalhes, ao passo que no colorido, muitas vezes passam despercebidos.

    ResponderExcluir